Por um farol de ideias…

No início éramos apenas dois autores, Odinei e Felipe. Um pouco da história do blog pode ser encontrada em nosso primeiro texto, “Origens“. Antes de a iniciativa “Direito e Liberalismo” completar um ano tivemos a felicidade de um grande amigo, Marcos, juntar-se ao projeto. Por enquanto nós três cumulamos as funções de editores, programadores, pesquisadores…

“Por enquanto”, porque nossa intenção é que este espaço seja menos uma expressão autoral dos fundadores, e mais uma ferramenta de difusão e gestação de ideias. Um farol, por assim dizer…

Assim, receberemos de bom grado colaborações de outras pessoas e publicaremos no site com o devido crédito. Não precisa nem ter formação jurídica. Quem gostar de escrever e  tiver as ideias aprumadas já fica desde logo convidado para se juntar ao time de autores.

Nosso e-mail: direitoeliberalismo@gmail.com

 

Editores e Autores

 

 

Felipe Dantas de Araújo

Mestre em Direito pelo UniCEUB, pós-graduado em Direito Público pela UnB e graduado em Direito pela UFRN. É procurador federal desde 2004, atualmente em exercício na Procuradoria Federal em Natal-RN. Também foi Delegado de Polícia Civil na Paraíba, e de 2007 a 2011 esteve em exercício requisitado na Controladoria-Geral da União, onde ocupou as posições de Assessor Parlamentar e Assessor da Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas. Foi professor do Instituto de Educação Superior Planalto e da Pós-Graduação da Universidade Católica de Brasília, e atualmente leciona na pós-graduação de Direito Penal e Processo Penal da Universidade Potiguar. Também é palestrante convidado do Programa Nacional de Capacitação em Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

Além dos estudos sobre liberalismo e direito, Felipe tem interesse acadêmico em outros temas jurídicos como lavagem de dinheiro, anticorrupção, novas formas de responsabilidade sancionatória, direito constitucional, argumentação & hermenêutica e engenharia do conhecimento jurídico.

http://lattes.cnpq.br/2413186247525996

 

Alguns textos meus publicados podem ser lidos aqui:

Uso de Ferramentas Gráficas na Argumentação Jurídica

Teoria do Suporte a Litígios

Corrupção e novas concepções de direito punitivo – rumo a um direito de intervenção anticorrupção

Uma análise da ENCCLA por suas diretrizes

Criminologia crítica e política criminal AML-CTF

Políticas públicas e protagonismo judicial no STF

GODOS NO SUPREMO: Seriatim vs. Integridade

 

 

 

Marcos José Sampaio de Freitas Júnior

Natalense, nascido em 09/04/1981, casado e pai de dois filhos, é graduado em Direito pela UFRN (2003), com Especialização em Aspectos Sociais e Jurídicos da Infância e Juventude, também pela UFRN (2009). Ingressou na Magistratura do Rio Grande do Norte em 16/09/2004, tendo exercido inicialmente o cargo de Juiz Substituto até que, em 06/07/2010, foi promovido ao cargo de Juiz de Direito titular da Comarca de Monte Alegre, no qual permanece lotado atualmente.

Talvez por ter atuado em diversas áreas diferentes quando Juiz Substituto e por atualmente jurisdicionar em Vara Única, ainda não consolidou ramos definitivos de interesse acadêmico. Por hora, é um grande curioso que sabe quase nada sobre quase tudo. Tem, porém, desde já, a clareza de que o liberalismo jurídico é um norte insuperável, por conferir aos indivíduos concretos precedência em relação a concepções abstratas de justiça ideológica.

 

 

 

 

Odinei Wilson Draeger

Nasceu em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, em 01/05/1980 é casado e pai de dois filhos. Formado em Direito pela UFRN em 2003, entrou na magistratura do Estado do Rio Grande do Norte em 16/09/2004. Atualmente é juiz da 1ª Vara Cível de São Gonçalo do Amarante.

Católico romano convertido, aluno do Seminário de Filosofia do Professor Olavo de Carvalho e fã de J.R.R. Tolkien. Acredita que existe uma realidade concreta e acessível à consciência individual e, portanto, numa verdade objetiva disponível para aqueles que tiverem paciência de buscá-la.

Twitter: @odineidraeger


 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>